De volta às calinadas… novos temas, novas piadas, diversas opiniões…!
Numa conversa com dois colegas…lá chegamos a uma trilho de vários contextos…aqui vão alguns…de alguma reflexão(?) :

a) Os professores devem escolher principalmente (tratamento de igual modo, mas com mais atenção aos + vulneráveis) os fracos alunos para os tornar bons alunos, ou escolher os melhores para os optimizar e consequentemente os lançar num mercado altamente competitivo (ao estilo de raça “ariana de inteligência”)?

b) Deve ser o Professor a motivar o aluno ou este a motivar-se a si mesmo e ao próprio Professor?

c) Numa situação caricata numa viagem de autocarro vai um jovem sentado…e a dado momento apetece-lhe “peidar”… mas tal jovem se sente prendido visto à frente ir uma senhora de aparência sofisticada com o seu perfume, maquilhagem e jóias…! O jovem de algum tempo de reflexão decide descarregar o ar para poupar o sofrimento aos intestinos, … ao mesmo tempo que finge que está a dormir. A mulher que está a frente olha para trás algo furiosa depois de sentir o cheiro horrivel. Ela sente-se indignada e não sabe o que fazer, se deve acordar o jovem e dar uma reprimenda, ou pensar : ” bem o porco está a dormir…”! Qual seria melhor solução dentro dos parâmentros da boa educação e boas maneiras quer da parte do jovem e da mulher?

d) Como se define um verdadeiro amigo? Uma pessoa que se preocupa com a nossa vida, demonstrando-o? Ou demonstrando que se preocupa? (atente-se bem no trocadilho)

e) O que faz melhor à mente do Ser Humano: ler livros, ir ao teatro, fazer desporto,…, ou ver TV, ir ao cinema, jogar jogos no computador, …?

f) Quem são mais criativos, mais imaginativos: as crianças ou os cientistas/inventores?

(foram umas 3 horitas de conversa…acerca destes temas, ou melhor, destas calinadas reflexivas … )