Depois de umas calinadas, novo tema interessante e complexo veio à tona.
O assunto é a educação que as crianças recebem na infância.
Na maioria das sociedades temos enraizado a violência. Desde pequenos reagimos à violência com violência. Bem muitas familias dão educação soberba aos filhos, educando-os com amor, …, mas existe o problema que quando tais filhos vão para a escola (e sociedade) não vão encontrar um ambiente calmo e sincero que tinham em casa.
A escola como está hoje em dia não prepara as pessoas para enfrentar o futuro com seriedade e paz. Não existe um ensino que fomenta a inteligência do aluno, que faça o aluno pensar com critica, duvida e paixão.
Em toda a existência do Ser Humano, quando existe um problema a resolver, temos duas soluções, ou o caminho fácil – violência, impaciência, hipocrasia; ou então o caminho dificil – paciência, paixao, amor, …! E mediante estas duas saídas o Homem prefere (quase) sempre o mais fácil…pois este não foi moldado para enfrentar a dor, a violência, o ódio … com amor, perdão e humildade.
Quando um casal decide ter um filho resolve algumas lacunas da sua consciência como: mais um membro para a familia, alguém do nosso sangue parecido connosco, continuidade à nossa descendência, outro alguém a quem possamos dar amor, mais um objectivo da vida cumprido,…,afim! Na etapa da educação do seu(s) filho(s), estão perante uma tarefa graciosa mas importante.
Existem dois modos de educar(ção):                         (sim a educação não é só disciplina…)
1-Transmitir disciplina dando violência fisica;
2-Transmitir disciplina, conversando de forma inteligente com os filhos para que vejam a diferença entre o bem e o mal…!

Está enraizado nos genes do Ser Humano que o filhos tendem sempre a imitar as acções dos pais. E um filho maltratado na infância irá fazer o mesmo aos seus filhos. Sim existem excepções, mas raras, pois as “marcas” nascidas na infância são profundas.
Ainda existem muitos pais que acham que bater no filho transmite disciplina. Mas onde está escrito que a violência implica disciplina doiradoura? Sim dar uma palmada é mais fácil do que conversar. Violência “paralisa” nossos nerónios não criando actividade pensante…! E isso é mau. Violência fomenta ódio e medo…! Há quem diga: “bater” sim mas de forma inteligente…Que significa isso? Bater mas aleijar pouco? Bater sim mas depois dar uma prenda? Eu acho que tais pais seguem na mesma o tal caminho do fácil…! Claro que não somos perfeitos…sim! Quando batemos por algum motivo deviamos pedir desculpa e depois falarmos dando exemplo vivos da nossa vida. Assim nossos filhos pensam, ficam absortos no acontecimento e aprendem … com paz e amor!

É só teorias…só palavreado pois! (…)