…a matemática existe porque 2+2=4?
…ou…
2+2=4 porque a matemática existe?

À primeira vista dá a sensação que é a mesma coisa, que está apenas trocada a interpretação, mas não, são distintas premissas!😉
E bom deafio para discussão era saber qual seria a mais correcta.

( O cérebro só sabe pensar e às vezes sai ideias ocas, mas interessantes, como estas )

Update: Para mim as diferenças são como dizia o carissimo amigo “Tico-Teco”: De um lado temos a matemática a observar (matemática->numeros), de outro tempo a realidade a olhar para a matemática.
Bem, já alguém disse que este dilema é parecido com o “do ovo-galinha”, mas neste caso (ainda dizia o Tico-Teco…)…vê-se uma pequena diferença pois o Homem criou a Ciência! (…) mas continua a discussão em aberto, pois…
(…) Mas algo também entra no debate que é: antes de haver matemática já havia “matematica”, isto é, antes de o Homem “inventar” e/ou denominar algo por matemática, já havia números. O Homem apenas organizou realidade e no seguimento desta arrumação foi dando nomes conforme as observações que ia fazendo e anotando! Como dizia um matemático qualquer (não me recordo do nome): “A matemática já existe antes do Homem…ela estava ‘enterrada’ na natureza, o Homem tratou de a desenterrar para dar sentido aos fenómenos que se lhe foi deparando…