Você é vítima?
Você consegue dormir o suficiente?
Como pode reconhecer e tratar um grave distúrbio de sono?
Milhões de pessoas hoje estão seriamente “endividadas”. Essa dívida pode ser um dos principais responsáveis por tanta gente destruir o carro em acidentes, prejudicar sua carreira e até arruinar o casamento. Afeta tb a saúde e a expectativa de vida. É um déficit que enfraquece o sistema imunológico, deixando a pessoa susceptível a várias infecções. Diversos problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e obesidade mórbida….tem sido relacionados a esse débito. Mesmo assim, a maioria de suas vitimas o ignora. O débito de sono, se desenvolve quando a pessoa não tem um sono de qualidade o tempo suficiente para levar uma vida saudável. A privação do sono pode ser voluntária, devido ao estilo de vida da pessoa, ou involuntária, em razão de uma doença. Pesquisadores médicos calculam que a população da Terra actualmente dorme em média uma hora a menos que o necessário por noite. Embora individualmente pareça pouco, o débito conjunto de seis bilhões de horas por noite tornou-se a prioridade nas pesquisas tanto sobre as diversas doenças relacionadas ao sono como sobre seu impacto na qualidade de vida dos afectados. No passado, a classe médica encarava a incapacidade crônica de dormir como um distúrbio único, normalmente chamado insônia. No entanto, uma ocasião criada pelo congresso norte-americano identificou 17 distúrbios do sono. De
qualquer modo, a insônia tem tantas causas que muitas vezes é considerada um sintoma de outros problemas, assim como a febre é indício de algum tipo de infecção.
Mesmo a privação ocasional do sono pode ser desastrosa. Estudos sobre acidentes ocorridos em duas rodovias dos EUA revelaram que motoristas sonolentos causaram cerca de 50% das colisões fatais. Que fatores talvez contribuam para o débito de sono? Um é o fenómeno que tem sido chamado de regime 24/7, segundo o qual as empresas operam 24 horas por dia, sete dias da semana. É o caso de assistir a programas de TV e a estar na Internet quando deveriam estar a dormir. Outro fator envolvido são os
disturbios emocionais, muitos deles relacionados a ansiedades agravadas pelo stress e pelo estilo de vida. Acabar com o débito de sono é um desafio complexo. Os cientistas dizem que os humanos precisam em média de cerca de oito horas de sono por noite, mas estudos mostram tb que essa necessidade varia de pessoa para pessoa.

Sugestões práticas para dormir melhor:

1.Não tome bebidas alcoólicas nem estimulantes como café ou chá preto perto
da hora de dormir;
2. Pare de fumar. Os fumantes tem muito mais dificuldade para pegar no sono,
pois o cigarro aumenta a pressão arterial, acelera a frequência cardíaca, e
estimula a actividade cerebral.
3.Não fazer exercícios físicos, ou mentais intensos antes de ir dormir;
4. Procurar deixar o quarto silencioso, escuro e se possível fresco.
5.Cuidado com os remédios indutores de sono!
Vá lá façam um esforço, e durmam como deve ser!🙂

 (de Yohanan)