1-O que é o homem? Quem é? De onde vem? Que faz neste mundo? É um ser racional? Ou um animal irracional como diz Fernando Pessoa?
Será que o homem não sabe mais que os outros animais? até sabe menos. Os animais sabem o que precisam saber, o homem não! Será correcto esta última frase?

2-Análise de um poema:

A miséria do meu ser

“A miséria do meu ser,
Do ser que tenho a viver,
Tornou-se uma coisa vista.
Sou nesta vida um qualquer
Que roda fora da pista.

Ninguém conhece quem sou
Nem eu mesmo me conheço
E, se me conheço, esqueço,
Porque não vivo onde estou.
Rodo, e o meu rodar apresso.

É uma carreira invisível,
Salvo onde caio e sou visto,
Porque cair é sensível
Pelo ruído imprevisto…
Sou assim. Mas isto é crível?”

Fernando Pessoa

Será a vida algo que nós não controlamos?
Será que Fernando Pessoa tem razão no que diz?
Vive sem saber onde está e sem se conhecer?
Dois desafios que foram sugeridos pela querida Mafalda.